quinta-feira, 25 de agosto de 2016

RUY PEREIRA DOS SANTOS



Ruy Pereira dos Santos nasceu no município Campina Grande-PB, em 28 de abril de 1949, filho da agricultora Maria da Costa (Lalá) e do sapateiro José Pereira dos Santos (Peba). Ainda criança mudou-se com a mãe e os irmãos (Ary, Jaime, Fernando, Eliza e Miguel) para a cidade de Lucrécia-RN, onde viveu até o inicio da adolescência. Ele e os irmãos enfrentaram inúmeras dificuldades para ter acesso à educação, especialmente após a morte da mãe, do seu pai herdou esteio político.

O inicio da vida escolar aconteceu em Almino Afonso, depois em Jardim de Piranhas, onde se preparou para realizar o exame de admissão ao curso ginasial em Caicó, para onde se mudou em 1966 aos 17 anos. Naquela época inicia sua trajetória como líder estudantil elegendo-se Presidente e Tesoureiro da União Estudantil Caicoense (UEC) e Presidente da Casa do Estudante, ainda jovem demonstrou seu espirito de liderança na defesa dos ideais de justiça social e humanismo. Durante sua administração na casa do estudante destacam-se a fundação da primeira casa do estudante mista do Brasil, com a criação do Departamento Feminino, e a aquisição da sua sede própria (até hoje em funcionamento). Lutou pela instalação do curso científico, atual ensino médio, na rede pública e gratuita, isto em 1970. Retorna a Caicó como fundador e primeiro presidente da Associação universitária de Caicó (AUCA), em 1974 como estudante da Faculdade de Medicina de Campina Grande. Criou o Clube dos Estudantes Universitários de Caicó e promoveu a primeira Semana Universitária do Seridó.

Ruy Pereira concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, em julho de 1978, passando a exercer suas atividades como Médico em Lages-RN, de onde saiu, em 1979, quando foi aprovado por concurso para Professor da Universidade Federal de Pernambuco, por seu desempenho destacado como professor e pesquisador Ruy foi convidado a assumir o cargo de Diretor Regional da Fundação SESP (atual Fundação Nacional de Saúde) em Pernambuco, cargo que ocupou de 1985 até 1989.  Desenvolvendo projetos pioneiros e de grande importância para a Saúde Pública
Ruy Pereira era médico e foi prefeito de Serra Negra do Norte, eleito em 3 de outubro de 1996, tomou posse em 01 de janeiro de 1997 e administrou até 31 de dezembro de 2000. Foi secretário estadual de Saúde entre 2005 e 2006 e era secretário de Educação desde 2008, aqui no Estado Ele também exerceu cargos no Ministério da Saúde.
Ruy Pereira era irmão do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e do ex-vereador Fernando Lucena.
   Faleceu no dia 11 de fevereiro de 2010,vítima de acidente de trânsito, na BR 101. Na altura do município de Igarassu-PE
FONTE – ENCANTOS DO SERIDÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A ÚNICA FORMA DE SERMOS PURIFICADOS DO NOSSO PECADO É RECEBER O PERDÃO GRATUITO DE DEUS, QUE É CHEIO DE GRAÇA E MISERICÓRDIA, PODE APAGAR OS NOSSOS PECADOS, PURIFICAR A NOSSA ALMA E RESTAURAR A NOSSA VIDA (BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA TRANSGRESSÃO É PERDOADA, E CUJO PECADO É COBERTO).